0

Controle do Estoque: Coração do Varejo

Posted by TECNOIMPORTS ® on 07:35
Por Cesar Pinto

Um controle de estoque lucrativo é aquele que permite a você colocar à disposição do cliente o produto que ele quer e quando ele quer. Se você consegue este controle, e ainda com preço melhor do que a concorrência deixa o cliente satisfeito e, na próxima compra, ele vai se lembrar da sua loja. Por este motivo, dizemos que o controle de estoque é o coração, ou mais, a alma do varejo. Mas, para conseguir isto, é preciso ter um bom sistema de controle por Automação Comercial.

Controle do Estoque, Redução de Custos e Lucro

Controle de estoque, redução de custos e aumento do lucro estão entrelaçadas. Estoque na prateleira e fora de controle gera prejuízo. Imagina você uma mercadoria que não gira, ou que gira pouco – isto é capital que não rende ou que rende pouco.

1. Em primeiro lugar, porque é um capital que está imobilizado no estoque; quando você vende a mercadoria, vende pelo mesmo preço que venderia no mês anterior, por exemplo.

2. Em segundo lugar, essa mercadoria está lá no estoque, ocupando um espaço que deveria ser ocupado por outra mais lucrativa.

3. Em terceiro lugar, você gasta com essa mercadoria: precisa mantê-la limpa, despende tempo lidando com documentos relacionados a esse controle, efetua o trabalho de mudá-la de lugar, etc.
Tudo isto é custo, é lucro que não se realiza, é dor de cabeça para o lojista. Agregue-se a estas coisas a incerteza quanto a real situação do estoque, e temos a angústia do varejista.
Um estoque bem administrado através da Automação Comercial reduz esses custos, atende melhor ao cliente e dá lucro.

Estoque sob Controle

Agora, vejamos o que é controle de estoque bem feito. Digamos que você tem, na sua loja, um mecanismo que lhe permite ter um controle da margem de lucro líquido em cada mercadoria. Esse controle permite também que você saiba: quais mercadorias estão tendo um giro mais rápido, quais as que estão ficando mais tempo no estoque, quais as que existem ou não existem na prateleira, que mercadorias saem mais em certas épocas do ano e menos em outras épocas, que produtos do estoque deve ser motivo de promoções. Sabendo estas coisas, que na sua essência significam controle de estoque, você age na venda e age na próxima compra.

Atendimento ao Cliente

O controle de estoque bem feito se traduz em bom atendimento ao cliente. Se você usa um software de Automação Comercial o seu mecanismo de controle de estoque permite saber que fornecedores oferecem melhor preço, que mercadorias têm giro mais rápido, quais os preços corretos, quais mercadorias dão melhor margem de lucro líquido, quais as mais procuradas pelos clientes, então você está no melhor dos mundos. O atendimento na sua loja flui com facilidade, os clientes ficam satisfeitos, e seu negócio, claro, é bem sucedido.

0 Comments

Postar um comentário

Copyright © 2009 TECNOIMPORTS ® Poços de Caldas All rights reserved. Theme by Laptop Geek. | Bloggerized by FalconHive. Distribuído por Templates